Chuva alaga ruas, invade escola e causa impacto no trânsito em Montes Claros
05/12/2025
(Foto: Reprodução) Vídeo mostra água atingindo escola, em Montes Claros
A chuva que atingiu Montes Claros nesta sexta-feira (5) causou alguns transtornos aos moradores. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu 30,8 milímetros em duas horas.
Um dos pontos alagados foi a escola estadual Secundino Tavares, no bairro Panorama II. Um vídeo feito pelo Corpo de Bombeiros (veja acima) mostra a situação do educandário.
📲Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp
A corporação informou que a água chegou a 50 centímetros de altura, atingindo seis salas de aula da instituição. Cerca de 150 alunos foram levados por professores e funcionários para a parte mais elevada.
Os militares fizeram aberturas no muro da escola, possibilitando o escoamento da água. O Corpo de Bombeiros informou ter constatado que parte do muro havia desabado anteriormente, sendo substituída por tapumes, sem que intervenções para o saída adequada da água ocorresse.
Além disso, a água de diversas partes do bairro está atravessando o terreno da instituição, o que contribuiu para o alagamento. Por conta da situação encontrada, foi solicitada vistoria por parte do setor de engenharia da Defesa Civil. Como medida preventiva, os militares orientaram à direção que faça a suspensão das aulas durante fortes chuvas e que providencie soluções estruturais definitivas para o problema.
Outros transtornos
Um boletim da Defesa Civil Municipal indicou que outros bairros também foram afetados, entre eles:
Sagrada Família
Independência
Santa Laura
São José
Interlagos
Centro
Raul Lourenço
Vila Áurea
Jardim Panorama II
Escola estadual Secundino Tavares foi alagada
Corpo de Bombeiros
A chuva, registrada das 11h às 17h, causou alagamentos em ruas da cidade, ocasionando a necessidade de isolamento parcial de algumas vias e desvio do fluxo de veículos, como ocorreu na rua Espírito Santo, no bairro Ibituruna. Houve ainda o enchimento da calha do Rio Vieiras, que corta as regiões Sul e Centro-Oeste de Montes Claros.
Ainda sobre o trânsito, o funcionamento de alguns semáforos foi afetado durante um tempo. Com a enxurrada forte, o tráfego ficou lento e causou formação de congestionamentos nas avenidas Governador Magalhães Pinto, José Corrêa Machado, Coronel Luiz Maia, Independência e Antônio Lafetá Rebelo.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, o grande volume de chuva obstruiu bueiros e favoreceu a elevação do nível das águas em alguns pontos, a igreja Nossa Senhora da Rosa Mística foi um deles.
Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram vistorias pela cidade. Não havia registro de desalojados ou desabrigados até a última atualização desta reportagem.
Água entrou na igreja Rosa Mística
Paróquia Rosa Mística/Instagram
Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG
Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.