Cachorro é resgatado acorrentado em laje durante onda de calor em Juiz de Fora
29/12/2025
(Foto: Reprodução) Cachorro é resgatado preso em laje e sem comida durante onda de calor em Juiz de Fora
Polícia Militar de Meio Ambiente/Divulgação
Um cachorro de porte médio foi resgatado em situação de maus-tratos no último domingo (28), no Bairro Linhares, em Juiz de Fora, durante a onda de calor que atingiu a Zona da Mata nos últimos dias.
O animal foi encontrado pela Polícia Militar de Meio Ambiente preso por uma corrente curta, sobre uma laje, sem acesso à água ou comida, exposto diretamente ao sol e em condições insalubres.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
O flagrante aconteceu após denúncia ao Disque Denúncia Unificado, em um imóvel na Rua José Sobreira. O local estava abandonado e o responsável pelo animal não foi encontrado.
A ocorrência foi registrada por volta das 10h15, quando o calor já era intenso. No domingo, a temperatura máxima na cidade chegou a 33,2 °C, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), valor considerado alto para o período e associado à onda de calor que manteve os termômetros acima da média.
LEIA TAMBÉM:
Juiz de Fora tem calorão de 34 ºC; confira outras temperaturas máximas na região
Pessoas acusadas de maus-tratos ficam proibidas de ter animais em Juiz de Fora; entenda nova lei
Manter animais em lajes constitui maus-tratos
A Polícia Militar de Meio Ambiente alerta que manter animais em lajes, sem sombra, água fresca e ventilação adequada, especialmente durante ondas de calor, configura maus-tratos e coloca a vida dos bichinhos em risco.
Conforme o tenente Elias Ribeiro, comandante do 2º Pelotão da Companhia na região, a denúncia é um ato simples, mas essencial para a proteção da vida e para a atuação efetiva das forças de segurança.
"Os maus-tratos a animais configuram crime previsto na legislação brasileira e atentam diretamente contra o bem-estar e a vida de seres incapazes de se defender. Situações como abandono, manutenção de animais acorrentados ou em condições inadequadas geram sofrimento contínuo e, em períodos de calor intenso, os riscos à saúde e à vida dos animais se agravam significativamente, tornando a intervenção ainda mais urgente", explicou.
Ao presenciar ou suspeitar de maus-tratos, é fundamental que:
o cidadão registre fotos ou vídeos e formalize a denúncia.
Essa iniciativa permite o resgate do animal e a responsabilização do autor. A PMMA reforça ainda que devem ser sempre respeitadas as Cinco Liberdades dos Animais:
Livre de fome e sede;
Livre de desconforto;
Livre de dor, ferimentos e doenças;
Livre para expressar seu comportamento natural;
Livre de medo e estresse.
O número da Polícia Militar do Meio Ambiente é (32) 3228-9050.
ASSISTA TAMBÉM: Mais de mil animais silvestres são resgatados em Juiz de Fora desde 2024
Mais de mil animais silvestres são resgatados em Juiz de Fora desde 2024
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes