Com sensação térmica de 46ºC, Coronel Pacheco foi a 7ª cidade mais quente do Brasil na terça-feira
22/01/2025
Temperatura máxima atingiu 38,9°C no município, segundo levantamento do Inmet. Localidade foi a que mais fez calor em Minas Gerais. Coronel Pacheco
Prefeitura de Coronel Pacheco/Divulgação
🌞 Coronel Pacheco foi a 7ª cidade mais quente do país e a líder em Minas Gerais na terça-feira (21). A temperatura máxima atingiu 38,9°C e a sensação térmica chegou a 46°C por volta das 15h, segundo levantamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
Nos últimos dias, o município também ficou entre as 15 localidades que registraram os maiores índices de calor em todo o Brasil.
Conforme o Inmet, o recorde em Coronel Pacheco foi de 43,1°C no dia 18 de novembro de 2023.
Situação em MG
Em relação a Minas Gerais, outro município da Zona da Mata aparece entre os que tiveram as temperaturas mais altas no estado.
Trata-se de Muriaé, que ocupava a primeira posição na segunda-feira (20) e agora caiu para o 2º lugar, sendo ultrapassado apenas por Coronel Pacheco.
Coronel Pacheco e Muriaé ficam entre as 15 cidades mais quentes do Brasil no domingo; veja a previsão para Juiz de Fora e região
Muriaé registra a temperatura mais alta de MG na segunda-feira
Com dia mais quente do ano, termômetro de rua chega a quase 40ºC no Centro de Juiz de Fora
De acordo com levantamento do Inmet, o recorde em Minas Gerais foi de 44,1 °C. Isso aconteceu em 26 de abril de 2012, em Pirapora, no Norte de Minas.
As cidades mais quentes do estado na terça:
Coronel Pacheco (7ª no país e 1º em MG): 38,9 graus
Muriaé (14ª no país e 2º em MG): 38 graus
Mantena: (18ª no país e 3º em MG): 37,9 graus
Salinas (29ª no país e 4º em MG): 36,8 graus
São Romão (30ª no país e 5º em MG): 36,8 graus
*Juiz de Fora aparece na 82ª posição no país, com 34,6 graus.
Sensação térmica x temperatura
Quando a temperatura e a umidade do ar estão muito altas, a soma destes fatores leva ao conceito de sensação térmica, que geralmente é muito maior do que o calor registrado nos termômetros.
🔎 Sensação térmica não é a mesma coisa que temperatura. É uma equação proveniente da junção de uma série de variáveis. Em geral, temperatura, vento e umidade relativa do ar.
É a diferença entre o que o aparelho (de medição) registra e o que o corpo humano de fato sente nas condições de um lugar em um determinado momento.
*estagiária sob supervisão de Carol Delgado.
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, X e Facebook
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes