Congonhas investiga suspeita de envenenamento de 21 cães de rua
26/06/2026
(Foto: Reprodução) Prefeitura de Congonhas investiga suspeita de envenenamento que matou 18 cães comunitários; outros três animais seguem em tratamento veterinário.
Redes sociais
Vinte e um cães em situação de rua foram vítimas de envenenamento, na cidade de Congonhas, na Região Central de Minas Gerais, e a prefeitura abriu uma investigação sobre o caso. Os crimes ocorreram na Travessa Joaquim Pinto, no bairro Alto Maranhão, na última terça-feira (23). Dos 21 envenenados, 18 morreram e três seguem internados.
Segundo a administração municipal, a Gerência de Proteção e Defesa dos Animais foi acionada após a denúncia do caso. Nas redes sociais da prefeitura, foi feita uma publicação explicando as providências tomadas, como acionar as Polícias Civil, Militar e o Ministério Público (veja a foto acima).
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas está à frente das apurações e repassando informações a outros órgãos competentes. Até o momento, os envolvidos não foram identificados.
Agora no g1
A administração municipal também pede que qualquer informação que possa ajudar nas investigações seja repassada às autoridades competentes.
Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais afirmou que instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do envenenamento em masse de cães comunitários em Congonhas.
Segundo a instituição, além dos 18 animais mortos e três internado, foi notificado o desaparecimento de cinco cães.
"Há suspeita de que as mortes tenham sido causadas por envenenamento, mas a confirmação depende do resultado do exame necroscópico já solicitado", disse a PCMG.
A instituição disse ainda que designou uma equipe policial civil exclusiva para a realização das diligências necessárias.
Vídeos mais vistos no g1 Minas Gerais