Entenda como em 10 segundos detento que levava lixo na rua conseguiu despistar agentes e fugir de presídio em MG
Detento foge em 10 segundos enquanto jogava lixo na rua
A ação do detento Luiz Carlos Silva Santana Junior, de 33 anos, para escapar do presídio de Viçosa, na Zona da Mata mineira, foi rápida e registrada por uma câmera de monitoramento. Nas imagens (veja acima), ele sai da unidade com sacos de lixo e deixa na calçada. Em apenas 10 segundos, atravessa a rua e desaparece em uma esquina.
Dois policiais penais tentam alcançá-los, mas não conseguem. Segundo informações apuradas pelo g1, ele teria utilizado uma motocicleta que o aguardava nas imediações para escapar.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
O caso aconteceu no dia 3 de novembro e, desde então, Luiz Carlos Silva é procurado pelas forças de segurança de Minas Gerais.
Ponto a ponto do vídeo:
Os detentos saem pelo portão do presídio com sacos de lixo nas mãos;
Eles são observados por dois servidores do presídio;
Ao perceberem a fuga de Luiz Carlos, os agentes ainda tentam alcançá-lo;
O detento corre por aproximadamente 20 metros e desaparece;
Outro agente armado sai pelo portão do presídio, mas retorna para a unidade.
Luiz Carlos tem seis passagens pelo sistema prisional desde 28 de outubro de 2015, quando deu entrada no Complexo Penitenciário de Ponte Nova. Desde então, cumpriu períodos em unidades de Timóteo, Viçosa e na Penitenciária Francisco Floriano de Paula, em Governador Valadares, e recebeu alvarás de soltura nas demais ocasiões.
Uma investigação interna administrativa foi instaurada pela direção do presídio para apurar o caso.
“Informamos que todos os procedimentos executados pelos policiais penais seguem as normas previstas no Regulamento e Normas de Procedimentos do Sistema Prisional de Minas Gerais (ReNP). Entre os serviços internos nas unidades prisionais, há o serviço de faxina, que inclui a retirada dos lixos para a parte externa da unidade. Todos os trabalhos realizados por presos são autorizados pela Justiça”, completou o órgão.
Presídio de Viçosa registrou duas fugas em pouco mais de sete dias
Alan Leal/Site Primeiro a Saber
Fuga de outro detento na semana seguinte
Além do caso de Luiz Carlos Silva, a unidade teve também a fuga de Tharley Chaves de Souza, de 25 anos, na última segunda-feira (10).
Conforme a Sejusp, assim como Luiz Carlos, ele realizava serviços internos quando conseguiu despistar os agentes e fugir. O detento tem uma única passagem pelo sistema prisional, com entrada no dia 18 de outubro de 2020.
Informações que ajudem na recaptura dos dois foragidos podem ser repassadas pelo Disque Denúncia Unificado 181, de forma anônima e segura.
Luiz Carlos Silva Santana Junior (esquerda) e Tharley Chaves de Souza (direita)
Sejusp/Divulgação
LEIA TAMBÉM:
Após 10 meses, detento que fugiu ao desembarcar de viatura é encontrado dentro de sofá
Detento que fugiu ao desembarcar de viatura em MG já foi preso sete vezes e teve laudo de insanidade mental negado
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das VertentesFONTE: https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2025/11/13/entenda-como-em-10-segundos-detento-que-levava-lixo-na-rua-conseguiu-despistar-agentes-e-fugir-de-presidio-em-mg.ghtml